sexta-feira, 3 de abril de 2015

Entrevista com Francélia Pereira

É com muita alegria que venho anunciar a vocês mais uma parceria do blog. Agora com a autora Francélia Pereira. E para começar com o pé direito conheçam um pouco mais da autora e da sua série "Habitantes do Cosmos" na entrevista que ela nos concedeu.



SINOPSE: ‘Habitantes do Cosmos: Artemísia’ é o segundo volume da série escrita por Francélia Pereira. Nele, estão inseridas importantes discussões sobre ecologia, cultura ancestral, gênero, sexualidade e diversidade, envoltos em mitos da cultura ancestral brasileira. Englobando desde o passado remoto até o futuro distante, como em ‘Artemísia’, Habitantes do Cosmos é cercado de incertezas e tramas dignas de uma grande e arrebatadora história.

~~~~~~~~~~~~

- Nos fale sobre você.

Sou estudante de Letras, tenho 38 anos; adoro Ficção Científica, Poesia e todo tipo de Arte que é feita com a Alma. Sou uma pessoa muito simples e, como grande parte dos leitores, prefiro ficar em casa lendo um bom livro ou assistindo a filmes e séries do que ir pra festas e “baladas”. Enfim... Muita gente diz que eu sou chata... rs.

- Quando e como você se interessou por leitura?

A leitura sempre me interessou. Desde que comecei a frequentar a Escola minha grande ansiedade era ser alfabetizada; eu me sentia frustrada por ter que pedir a um adulto para ler pra mim, e muitas vezes eles não tinham tempo.

- Qual é o seu livro favorito e por quê?

Tenho vários livros favoritos, cada um por uma razão; mas dentre eles, hoje, destaco o livro “A terra dos mil povos”, do Kaká Werá; pois é uma obra com a qual me identifico muito, é uma obra brasileira que fala direto com a nossa Alma; é uma obra que, na minha opinião, conseguiu registrar a essência da nossa terra.

- Algum autor ou alguém te inspirou a começar a escrever?

Acredito que a humanidade inteira me inspirou. Todos os autores que já li, todas as pessoas que passaram por minha vida, de forma direta ou indireta; a TV, o Cinema, os Quadrinhos, enfim, tudo e todos com que tive contato me inspiraram a escrever.

- De onde surgiu a ideia para a história do seu livro?

A temática principal do “Artemísia”, a questão dos gêneros, surgiu de uma conversa com um amigo, há alguns anos atrás; mas o contexto faz parte da série Habitantes do Cosmos, e o primeiro livro, que apresenta o contexto geral da série, me veio como inspiração após terminar a minha monografia, o meu trabalho de conclusão do curso de Letras.

- Os personagens são, de alguma forma, baseados em pessoas reais?

De alguma forma, sim. Algumas características, principalmente na construção da personalidade de cada um, foram inspiradas por pessoas que conheço.

- Como você criou o título da obra?

O título “Habitantes do Cosmos” eu criei quando terminava o volume 1, pois a obra tem um contexto muito amplo, envolve o passado, o presente, o futuro da humanidade e vai além das fronteiras do nosso sistema solar, esse título é meio que um resumo disso; o subtítulo do segundo volume, “Artemísia”, se refere à personagem principal do mesmo.

- Qual foi o seu maior desafio durante a escrita da obra?

Meu maior desafio, com certeza, foi a falta de privacidade para escrever. Moro com meus pais e a casa está sempre cheia, além de ser bem pequena. Imagine escrever um livro com várias pessoas falando o tempo todo perto de você, rs. O melhor momento para escrever era de madrugada, mas a inspiração chegava o dia todo.

-  A sua obra terá continuação? Se não, você pretende escrever outro livro?

Sim. Como citei, Habitantes do Cosmos é uma série; e já estou escrevendo o terceiro volume. Todos os livros terão princípio, meio e fim; mas serão histórias complementares, e se ligarão de alguma forma. O último capítulo do “Artemísia” se liga ao desfecho do volume 1, Habitantes do Cosmos; o desfecho da guerra no Sistema Solar, que aparece no final do “Artemísia”, é todo descrito no primeiro volume.

- Um trecho ou frase favorito.

“só o impossível acontece.
o possível apenas se repete, se repete, se repete...” – Chacal.

Aqui vocês encontram mais informações sobre a obra e onde comprar.

Já recebi o meu exemplar e em breve a resenha estará aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião nos comentários!

Tecnologia do Blogger 2014-2016